Serviço de Oncologia de Cataguases promove um 1º Dia da Beleza no combate ao Câncer

10 de Março de 2018

Eventos

O Serviço de Oncologia de Cataguases – SOC promoveu o “1º Dia da Beleza – Mulheres Unidas Contra o Câncer”. O evento que visa despertar a autoestima das pacientes em tratamento de quimioterapia e divulgar a necessidade de práticas de prevenção e detecção de tumores, foi realizado na sexta-feira (9), e contou com a participação de empresas de cosméticos da cidade e profissionais do ramo da beleza.

Durante o dia as pacientes e voluntárias receberam demonstração de maquiagem da ‘Contém 1g’ e ‘O Boticário’, e receberam massagem da massoterapeuta Renata Cesário. “A autoestima ajuda e muito, mas tem muitos pacientes que já chegam com a baixa autoestima e quando detecta a doença a autoestima cai mais ainda. E o tratamento já propicia efeitos que não colaboram, é a queda de cabelo, é a pele que vai ficar ressecada, sem brilho, dependendo da modalidade de câncer vão ficar as mutilações. Para quem já carrega consigo uma autoestima fortalecida, percebemos que o tratamento flui com mais otimismo, com mais positividade, e o paciente acaba encontrando mais forças para vencer o tratamento”, explicou a psicóloga do SOC, Patrícia Medeiros, que vê com bons olhos o estímulo que o SOC vem propiciando aos seus atendidos.

“Não se esqueçam que por estar aqui, enfrentando este problema, vocês são supermulheres, super-homens. E vocês podem ter certeza disso, vocês estão enfrentando esse problema agora, para amanhã retornarem aqui para contar que foram vencedores”, assim o gerente do SOC, Gladystow Fonseca, abriu o evento evocando o sentimento de superação em cada um dos presentes. Durante sua fala o administrador apresentou a todos o os membros do núcleo que está elaborando uma associação de pacientes e familiares de pacientes em tratamento de câncer.

Marilene Gomes, presidente da nova associação, afirmou que o objetivo é oferecer de imediato um suporte para que os pacientes não sintam as agruras do tratamento, de forma humanizada e rápida com profissionais de cada área. A sede e as reuniões da associação são no SOC.

“O dia foi muito legal, percebemos que nossas pacientes, principalmente aquelas que estão menos confiantes pela perda do cabelo, ou pelo ressecamento da pele devido ao efeito que a quimio(terapia) traz, participando animadas. Mas não podemos esquecer que a beleza também pode abrir portas para abordar a prevenção como tema de debates. Detectar um nódulo, um cisto, na fase inicial pode fazer toda a diferença para o sucesso do tratamento. E é nas rodas de bate-papo, nos salões de beleza, nas conversas entre amigas que essa mensagem pode e deve ser multiplicada”, afirmou o Assessor de Comunicação do Hospital e integrante do Grupo de Trabalho Humanizado, Samuel Pereira.

Vale lembrar que o Hospital de Cataguases possui atualmente um dos mais modernos aparelhos de mamografia de Minas Gerais, e atende a todos os convênios, principalmente ao SUS. O evento ainda contou com o apoio de Neiva’s Embalagens, Supermercado Morais, Pastelinho, HC Saúde entre outras empresas.

Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases

Comentários

Mais recentes